Como Lavar Roupa de Recem Nascido

Pensar sobre, como lavar roupa de recem nascido, é normal para qualquer mãe, principalmente em sua primeira gravidez.

O bebê é bem frágil nesta fase, portanto devemos ter cuidado em como lavar roupa de recem nascido.

Hoje em dia as máquinas de lavar roupa já são bastante modernas e incluem programações mais rápidas para roupas delicadas. Não havendo a necessídade de lavarmos roupa à mão.

Como Lavar Roupa de Recem Nascido: Máquina de Lavar

Devemos utilizar a máquina de lavar roupa selecionando uma opção própria para roupas delicadas. Estes programas geralmente não ultrapassam os 40 ºC e costumam ter centrifugação.

Eu normalmente utilizo o programa de 40 ºC por 30 minutos com centrifugação 1200 rpm.

As roupas dos bebês recém-nascidos devem ser lavadas separadamente das roupas do restante da família, o que deve ser mantido pelo menos durante o primeiro mês.

Como lavar roupa de bebe recem nascido

Sabão Líquido: Próprio para Bebê

Esta é uma dúvida frequente quando nos perguntamos “como lavar roupa de recem nascido?”.

O sabão deve ser próprio para roupas de bebê, porque tem menos emulsionantes, agentes amaciadores e perfumes. E estes agentes podem hiper-sensibilizar a pele do neném.

Existem várias marcas de sabão líquido para bebê, no mercado brasileiro a que tem melhor qualidade e preço é a Olá Bebê (preço de R$ 21,50 L de sabão).

Como lavar roupa de recem nascido

Sabemos que os bebês recém-nascidos muitas vezes sujam a roupa com cocô e as manchas são difíceis de saír. Podemos, nesse caso, ter de utilizar um tira manchas, mas devemos lembrar que estes produtos contêm enzimas e perfumes que podem afetar a pele do bebê.

Um truque é expôr a roupa ao Sol depois de lavada, o que anula ou minimiza a mancha de cocô. Outro truque é colocar detergente da louça em cima da mancha antes de lavar.

Como lavar roupa de recem nascido

Secagem: na Secadora ou no Varal

A roupa do bebê deve ser sempre seca completamente para evitar o crescimento de fungos.

Ao compararmos a utilização da secadora com o varal identificamos, que a secadora expõe a roupa a maiores temperaturas e por mais tempo, sendo mais eficaz ao reduzir a contagem de bactérias (há sempre algumas bactérias na roupa que não são nocivas).

A exposição solar no varal também diminui a contagem de bactérias, apesar de ser menos eficaz.

A maioria das roupas de bebê têm escrito na etiqueta que não devem ir a secadora, mas a verdade é que a roupa de algodão raramente encolhe.

Mas, para evitar este problema devemos utilizar um programa para roupas delicadas, que dura mais tempo e funciona a uma temperatura menor.

Como lavar roupa de recem nascido

Engomar: Sim ou Não?

A roupa do recém-nascido não tem que ser necessariamente engomada.

A roupa fica quente quando é passada a ferro e esse calor mata as bactérias na roupa. Chegou-se à conclusão que a utilização da secadora de roupa tem o mesmo efeito, podendo deixar de passar a ferro, se quiser.

Mas, se optou por engomar a roupa, não deve utilizar vapor.

Como lavar roupa de recem nascido

Conclusão: Como Lavar Roupa de Recem Nascido

Não devemos complicar este assunto, basta deixar que o nosso bom senso nos guie. Se por qualquer razão não houver sabão próprio para bebê, não é alguns dias usando roupa lavada com sabão comum que fará mal à pele do bebê.

Se a secadora de roupa não funciona, podemos utilizar o varal, e ainda economizamos.

Quando estamos mais cansadas, a secadora é uma boa opção. É eficaz ao diminuir as bactérias e causa menos alergias (porque a roupa não fica exposta a pólens). Além disso, não há a necessidade de engomar.

Temos de ser práticas e cuidar da lavagem da roupa com calma. Pois, não é algo que tenha tanta influência no futuro do bebê.

Se você gostou deste artigo e ele te ajudou a entender melhor como lavar roupa de recem nascido, não se esqueça de curtir e compartilhar este conteúdo.
Aproveite e deixe os seus comentários com sugestões de outros temas e dúvidas a serem considerados pela Mãe Pediatra.